O que é o Fator K?

12/09/2019

O que é o Fator K?

O Fator K é o valor da diferença da carga poluidora entre um esgoto não doméstico e um esgoto doméstico. Este fator é determinado pelas características físico-químicas do efluente por meio de uma análise laboratorial ou ainda pode seguir a classificação do FIBGE/CNAE, que define o valor de acordo com o ramo de atividade do estabelecimento.

Se o cliente discordar do valor estabelecido para cobrança, ele pode contratar um laboratório certificado pelo Inmetro para fazer uma análise de caracterização dos efluentes gerados por sua empresa e solicitar à Sabesp o acompanhamento de uma nova coleta para reavaliação do valor cobrado.

É importante ressaltar que todo imóvel comercial e industrial está sujeito a cobrança do Fator K, em função da produção de efluentes não domésticos, taxa esta que é bastante significativa na conta de água e esgoto.

Como reduzir os custos do Fator K?

Um bom gerenciamento e monitoramento do tratamento de esgoto permite a redução dessa taxa, o que irá resultar em uma economia da conta de água e esgoto, além de atender as exigências legais de controle de poluição ambiental. Ou seja, você reduz significativamente a conta de água e esgoto de sua empresa e ainda não tem problemas legais, por degradação ao meio ambiente.